A pesquisa foi feita pela Universidade de Cambridge juntamente com a de Bristol e o com a chefe de P&D da Jigsaw, Beth Goldberg.
Encabeçado pelo Google Jigsaw, vinculado à Alphabet que procura saídas tecnológicas para as adversidades da sociedade, o estudo teve como base a apresentação de pequenos vídeos sobre desinformação com o propósito de "blindá-los" contra conteúdos falsos e prejudiciais.
Os vídeos, de aproximadamente 90 segundos, foram apresentados aos participantes da pesquisa, e traziam alertas de como identificar estratégias de controle. Em consequência disso, os espectadores ficaram mais predispostos a distinguir fake news.
Dentro da pesquisa, foi observado que a habilidade de identificar manipulações aumentou em 5% após integrantes dos Estados Unidos serem expostos aos vídeos “educativos”.
As descobertas da pesquisa mostraram que a introdução psicológica consegue “facilmente ser escalada para centenas de milhões de usuários em todo o mundo”, disse em comunicado o coautor, Sander van der Linden, chefe do Laboratório de Tomada de Decisão Social em Cambridge, líder do estudo.
Os clipes abordam as cinco técnicas de manipulação, sendo elas:
Essa estratégia pode ser considerada mais eficiente que a checagem de fatos tradicional, já que esta pode ser feita em escala para vários lugares do mundo.
Além disso, a Jigsaw está programando promover uma campanha no fim do mês para várias plataformas com objetivo de alcançar usuários da Polônia, República Tcheca e Eslováquia e enfrentar a desinformação acerca dos refugiados da Ucrânia.
E aí, gostou do conteúdo? Para não ficar de fora de nada que acontece aqui no Blog Voitto, nos siga no Google News, assine nossa newsletter e não deixe de acompanhar as redes sociais. A Voitto está preparada para te transformar em um profissional de sucesso!
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!