Você conhece alguém que tem preocupação excessiva com o trabalho ou já teve esse sentimento em algum momento? Uma pessoa que apresenta essa característica pode ser chamada de workaholic.
Tal, se refere ao fato de uma pessoa estar tão conectada ao trabalho que deixa de lado todos os demais aspectos da vida, o que pode trazer consequências negativas tanto para a vida profissional quanto a pessoal desse indivíduo.
Ficou curioso para saber mais sobre esse assunto? Então, invista na leitura desse artigo para ampliar a sua percepção sobre os seguintes tópicos:
Vamos à leitura?
A tradução e significado de Workaholic é algo que se aproxima de " viciados em trabalho" , ou seja, é um tipo de compulsão por trabalho em que o indivíduo exagera nos aspectos em relação ao trabalho.
Apesar de ter sido potencializado com a alta competitividade do capitalismo, o workaholismo não é algo recente, visto que no final do século XIX, o psicólogo Wayne Oates já estudava essa compulsão por trabalho.
Vale ressaltar ainda que uma pessoa que trabalha compulsoriamente têm comportamentos característicos, tais como:
Você sabe o que precisa ser feito para ter uma boa Gestão de Tempo? Não? Avalie agora a sua habilidade de gerenciar os horários da sua rotina com o nosso Teste Princípios da gestão do Tempo.
Nele, você encontrará perguntas referentes as suas atividades profissionais e pessoais. Contabilizando a sua pontuação e trazendo seu resultado com dicas de como melhorar a sua Gestão de Tempo. Para aproveitar esse teste, clique na imagem abaixo e tenha acesso gratuito!
É notável que ser uma pessoa workaholic não é algo positivo, pois traz consequências prejudiciais que serão vistas com mais detalhes no decorrer desse artigo. Mas, antes de saber delas, conheça os sinais do workaholismo no próximo tópico!
Como saber se você está se tornando uma pessoa compulsiva por trabalho ou conseguir identificar isso em alguém? Veja os 5 principais sinais disso, a seguir:
Algumas das características de uma pessoa que tem o trabalho como principal prioridade são: dormir e acordar pensando no trabalho, ter ele como o principal assunto mesmo estando fora do horário de expediente, ser o primeiro a chegar e o último a sair do ambiente de serviço.
O homem é um animal social, por isso, ter vínculos em sociedade é de extrema importância para a manutenção do bem estar.
De modo contrário a isso, uma pessoa workaholic não tem uma vida social além do trabalho e não faz questão disso, pois toda sua vida estar focada apenas no seu aspecto profissional.
O workaholismo faz com que as pessoas fiquem muito exigentes com as tarefas relacionadas ao trabalho, o que gera muito estresse quando as coisas não saem como o planejado.
Além disso, é muito comum que esses indivíduos apresentem dificuldades de se concentrar, pois o foco é dificilmente mantido por muito tempo em razão das inúmeras preocupações.
A intolerância aos erros dos colegas de trabalho é uma característica comum de quem tem problemas com excesso de trabalho, pois, eles acabam demonstrando menos paciência com as falhas e o comportamento alheio.
Levar o trabalho pra casa é uma das principais manifestações do workaholismo. Isso pode ser observado em pessoas que não fazem pausas para o almoço, que mandam mensagens em horários inoportunos fora do expediente, etc.
Tudo em excesso faz mal! É provável que você já tenha ouvido essa expressão, e no caso do excesso de trabalho não é diferente.
Por isso, o workaholismo traz consequências negativas para a sua vida, que devem ser evitadas e combatidas quando chegam a se manifestar nos indivíduos.
Uma das principais consequências é o sentimento recorrente de insatisfação que uma pessoa workaholic possui, nunca estando satisfeito com seu desempenho e até mesmo o dos seus colegas, o que cria um ambiente de trabalho desarmônico.
A ansiedade pode ser apontada como um sentimento consequente do workaholismo, pois a preocupação excessiva com o trabalho alimenta essa sensação recorrente de que algo precisa ser feito em um futuro breve.
Vale ressaltar ainda, que esse processo pode até mesmo evoluir para um quadro depressivo, o que revela a gravidade das consequências do workaholismo.
Agora que você já sabe mais sobre esse conceito, que tal conferir super dicas para evitar se tornar uma pessoa workaholic? Veja isso e muito mais no tópico a seguir!
Qual é o seu principal objetivo dentro da sua atuação profissional? Quais metas são indispensáveis para a sua satisfação como profissional?
Defina esses objetivos e metas de forma assertiva e realista para que você evite a insatisfação profissional e não tente suprir isso com o excesso de trabalho.
Invista em sua vida social, afinal, quando foi a última vez que você fez algo pela primeira vez?
Começar novos hobbies e descobrir novas paixões são uma ótima forma de dividir o seu foco e conseguir aumentar sua satisfação com os diversos aspectos da vida, não se limitando apenas ao trabalho.
Ser um bom profissional vai muito além de apenas se dedicar a trabalhar demais, até porque se você não cuidar do seu bem estar pessoal, isso refletirá negativamente no seu ambiente de trabalho e no seu desempenho.
Por isso, uma pessoa que não consegue se desligar do trabalho, não consegue distinguir o pessoal e profissional, o que traz um estilo de vida prejudicial e ainda, pode levar ao desenvolvimento de algum transtorno obsessivo compulsivo.
Você já ouviu falar que é a média das pessoas que mais convive? Essa teoria diz respeito a influência que o seu círculo social tem sobre você e suas decisões.
Por isso, definir com cautela quais são as pessoas que farão parte dos seus relacionamentos mais próximos é muito importante, afinal, se você conviver com um trabalhador compulsivo, acabará se tornando também.
Se o workaholismo já se manifesta em sua vida, é necessário que você tome providências para combater isso!
Logo, profissionais capacitados como psicólogos, podem ajudar nessa missão de superação desse problema, proporcionando maior bem estar e qualidade de vida para você!
O tempo é um elemento essencial para conseguir gerenciar todas as tarefas que se é necessário realizar. Dessa forma, aprender a utilizar bem o tempo disponível é uma habilidade muito importante e fará com que o trabalho seja adequado a limites, evitando o excesso.
Está gostando do artigo até aqui? Esperamos que sim! Ficaremos muito felizes em te ajudar nessa jornada de Autoconhecimento e Autogerenciamento emocional. Por esse motivo, gostaríamos de saber, você realmente sabe os impactos de ter sua inteligência emocional desenvolvida? Se não, olha só o que temos para você!
No nosso Ebook sobre A importância da Inteligência Emocional, você será capaz de entender a importância e porque você deve desenvolver a Inteligência Emocional. Ainda, você desenvolverá melhor suas habilidades em se conhecer melhor, em se colocar no lugar do outro, em gerir melhor suas emoções e sentimentos e aprimorar sua capacidade com sociabilidade.
Baixe gratuitamente agora mesmo clicando no botão abaixo e veja como aplicar a IE no dia a dia impacta positivamente no seu comportamento pessoal e profissional!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!