A análise SWOT, ou análise FOFA, é uma ferramenta que avalia o cenário de uma empresa no âmbito externo e interno diante do mercado. Essa visão auxilia na tomada de decisões estratégicas por parte dos gestores da organização.
Em busca das melhores estratégias de negócios e uma metodologia que auxilie na análise da concorrência, muitos empreendedores recorrem a ferramentas para definir ações e metas e fornecer o norteamento para direcionar a tomada de decisão.
No fim, todos os caminhos levam à Análise SWOT! Contudo, com as principais ideias em mente, o maior empecilho desses gestores é elaborar a matriz de forma assertiva.
Por isso, nosso artigo traz uma grande dica para otimizar a elaboração e análise das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de uma empresa! Acredite, é possível realizar a análise SWOT no Excel!
Continue a leitura e não se esqueça de baixar gratuitamente o nosso modelo de planilha com a matriz SWOT:
Vamos lá?
A Análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer uma análise interna da empresa e do cenárioem que ela está inserida. Sendo utilizada para auxiliar na gestão, ela facilita a tomada de decisões e auxilia na definição de posicionamento que deverá ser tomado.
O termo é uma sigla em inglês originada das palavras Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Dentro do ambiente interno, as forças são as vantagens da empresa em relação aos concorrentes, e as fraquezas são as desvantagens.
No âmbito externo, as oportunidades são aspectos positivos com potencial de fazer a empresa crescer, ao passo que as ameaças são aspectos com potencial de prejudicar o desempenho da empresa no mercado.
O conceito é simples de ser implementado. Há uma identificação dos elementos relevantes para a gestão da empresa, priorizando os pontos chaves.
A matriz montada entre o cruzamento dos fatores internos e externos permite ter clareza do negócio, facilitando a visualização de quais pontos fortes devem ser explorados e quais pontos devem ser trabalhados, auxiliando assim na tomada de decisões e na definição da estratégia da empresa.
A priorização de quais os pontos que devem ser trabalhados só é permitida quando há a quantificação dos impactos de cada característica para a empresa.
Antes de tudo, para você poder acompanhar este artigo de forma dinâmica, não deixe de baixar o nosso modelo de planilha com a Análise SWOT pronta para ser utilizada.
Para tomar decisões estratégias de maneira eficiente e com assertividade, baixe gratuitamente a planilha de Análise SWOT!
Com o auxílio dela, as empresas podem melhorar sua lucratividade, pois a matriz impede as chances de erros concomitantes através do conhecimento de pontos fortes e fracos da organização.
Elimine ameaças e deixe as fraquezas do seu negócio para trás! Faça o download da nossaplanilha de Análise SWOT!
Após realizar o download do arquivo, confira a videoaula abaixo para entender o funcionamento da planilha de análise SWOT no Excel:
A aba consiste em uma breve explicação da ferramenta e como as análises individuais de cada ponto são interligadas, fornecendo uma análise completa do negócio, informando os principais pontos que deverão ser priorizados.
O ambiente interno evidencia os principais aspectos que diferenciam a empresa dos seus concorrentes. Estes fatores podem ser controlados pelos gestores da empresa, uma vez que eles são resultado das decisões tomadas e dos focos estabelecidos pela própria empresa.
Os fatores que diferenciam a empresa positivamente perante aos concorrentes são considerados forças, já as desvantagens da empresa são as fraquezas.
O primeiro ponto a ser trabalhado são as características internas sugeridas. Pois para o caso de haver outras características mais importantes a serem analisadas, basta substituir alguns dos critérios que foram pré-estabelecidos ou inseri-los nos espaços em branco.
A coluna referente aos critérios segue abaixo.
Após os critérios levantados estarem adequados a empresa, é necessário pontuar cada critério quanto ao atendimento e a importância. Deve-se pontuar quanto ao Atendimento e a Importância.
No quesito “Atendimento”, existem opções para pontuar o quanto a empresa atende ao aspecto levantado.
No quesito “Importância”, há as opções para pontuar o quanto aquele critério é relevante para a empresa:
A partir da avaliação dos quesitos, tem-se a análise que define se o aspecto é uma força na organização ou uma fraqueza. O resultado disso é uma nota, que varia de -10 a 10, que mostra o grau que o critério tem para a organização.
O ambiente externo corresponde aos fatores provenientes do mercado e do meio envolvente. Estes fatores estão fora do controle da organização, mas é importante que a empresa os conheça e os monitore, aproveitando situações favoráveis e se prevenindo das desfavoráveis.
As oportunidades são os aspectos positivos, que propiciam um ambiente favorável para a empresa e seu desenvolvimento. As ameaças são os aspectos negativos que podem prejudicar o posicionamento da mesma.
A lógica para trabalhar os aspectos externos é a mesma do interno. Primeiramente deve-se observar os pontos levantados e alterar caso seja necessário.
Após os critérios levantados estarem adequados a empresa, é necessário pontuar cada critério quanto ao momento e a importância.
No quesito “Momento”, existem opções para pontuar o quanto ao momento em que a empresa está passando.
No quesito “Importância”, há as opções para pontuar o quanto aquele critério é relevante para a empresa.
A partir da avaliação dos quesitos, há a análise que define se o aspecto é uma oportunidade para a empresa ou uma ameaça e há a nota, que varia de -10 a 10, que mostra o grau que o critério atinge a organização.
Após o preenchimento de todos os critérios é necessário apertar o botão “Atualizar Dados”, para que o gráfico dos fatores externos tenha a pontuação atualizada.
O gráfico representará, através de seus quatro quadrantes, o cruzamento entre os “Fatores Internos” e “Fatores Externos”. É importante observar as áreas dos quadrantes para obter a importante informação onde há maior oportunidade de se trabalhar.
O cruzamento das forças com as oportunidades indica onde deve-se ter uma estratégia ofensiva a fim de aproveitar ao máximo as oportunidades para intensificar as forças do negócio.
E o cruzamento das forças com as ameaças indica onde deve-se utilizar as forças para minimizar os efeitos das ameaças.
O cruzamento das fraquezas com as oportunidades indica onde pode-se aproveitar o máximo possível tais oportunidades para minimizar estas fraquezas.
E o cruzamento das fraquezas com as ameaças indica onde deve-se ter uma estratégia defensiva e trabalhar estrategicamente para minimizar as fraquezas em frente às ameaças detectadas.
Porém, para saber quais pontos deverão ser trabalhados, deve-se observar nas abas de “Fatores Internos e Externos” quais as menores pontuações.
No caso dos “Fatores Internos”, as menores pontuações indicarão quais fraquezas mais necessitam ser trabalhadas, ao passo que as maiores pontuações são as forças mais relevantes que a empresa possui, precisando de monitoramento constante para mantê-la.
No caso dos“Fatores Externos”, as menores pontuações indicam as maiores ameaças para o negócio, e deverão ter atenção especial, e, as maiores pontuações são as oportunidades que mais sobressaem para o negócio, e estrategicamente deverão ser aproveitadas.
Fazer uma análise SWOT no Excel pode parecer simples com uma planilha pronta. E é! Contudo, para quem nunca teve contato com o Microsoft Excel essa tarefa pode parecer um pouco mais difícil, não é verdade?
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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