A Engenharia é uma ciência de extrema importância para a sociedade, uma vez que seus conhecimentos técnicos são imprescindíveis para a execução de múltiplas tarefas, como a construção civil, produção de máquinas e a criação de softwares.
Nesse sentido, por apresentar um mercado promissor e diverso, o curso de Engenharia é altamente procurado pela população. Assim, o avanço tecnológico e as novas dinâmicas do mercado trabalhista permitiram a expansão desse curso para a modalidade EAD, o que viabilizou o atendimento da alta procura pelo curso.
Além disso, a Engenharia EAD oferece diversos benefícios, como a economia de tempo e dinheiro, flexibilidade de horários e autonomia para estudar. E você? Sabia que era possível cursar Engenharia na modalidade a distância?
Continue lendo para descobrir um pouco mais sobre essa nova tendência através dos seguintes tópicos:
Vamos à leitura? Confira!
Antes de entender se realmente vale a pena cursar Engenharia, na modalidade a distância, é prudente compreender que os avanços tecnológicos estão transformando cada vez mais a nossa realidade. Assim, tais inovações estão construindo novas tendências, como a possibilidade de alcançar uma formação EAD.
Nesse viés, a possibilidade de se obter um diploma, por meio da modalidade a distância, é extremamente benéfica para aqueles que trabalham, haja vista que permite que os horários sejam flexíveis e adaptados à rotina de cada estudante. Além disso, o valor a ser investido é mais barato que o presencial.
Dessa maneira, assim como no presencial, o curso tem duração média de 5 anos e sua grade é igual à modalidade tradicional, o que permite a disputa igualitária entre os candidatos pelos postos de serviços no mercado de trabalho.
Após pontuar tais aspectos, não restam dúvidas que vale a pena realizar o curso de Engenharia EAD!
Apesar das semelhanças existentes entre a modalidade presencial e EAD, as diferenças são notórias e interferem diretamente ao se realizar a escolha do formato do curso. Confira abaixo algumas dessas diferenças:
Após compreender um pouco das principais diferenças entre as modalidades presencial e EAD, é válido compreender as vantagens e desvantagens de cursar Engenharia EAD. Confira abaixo quais são elas.
Ao escolher a modalidade EAD, os alunos conseguem personalizar seu horário de acordo com sua rotina, o que permite gerenciar momentos de estudo e pausa.
Além disso, o tempo gasto com deslocamento e trânsito são desconsiderados. Assim, essa modalidade é ideal para aqueles que já trabalham ou exercem outra função que também consome bastante tempo.
Na modalidade a distância, os alunos apresentam total autonomia para gerenciar seus estudos, podendo adaptar a forma de estudar, mas também de controlar a demanda de conteúdos.
Esse âmbito exige um grande ideal de responsabilidade dos estudantes, o que garante amadurecimento, sendo uma característica imprescindível para o mercado de trabalho.
A modalidade EAD apresenta o mesmo grau de importância e relevância que a modalidade presencial, haja vista que os conteúdos transmitidos em ambos os ramos são semelhantes. Assim, ambas disputam de maneira igualitária as vagas de trabalho.
O curso de Engenharia EAD permite a economia de gastos, pois os alunos destinam dinheiro apenas para o pagamento da mensalidade e internet. Assim, os gastos com deslocamento, alimentos ou até mesmo moradia são desconsiderados.
A disciplina pode ser um grande problema para muitos alunos que escolheram pela formação a distância, haja vista que cada aluno é responsável pelos estudos e os resultados dependem exclusivamente da determinação de cada um.
Assim, é preciso organizar de forma eficiente os conteúdos a serem estudados.
Na Engenharia EAD o contato entre alunos e professores é reduzido, o que não permite a construção de relações sólidas e laços de amizade.
No entanto, é válido compreender que os alunos, na modalidade a distância, podem contar com a ajuda de tutores, monitores e outros recursos que auxiliam nos estudos.
A Engenharia é uma ciência de extrema importância para a sociedade, uma vez que abrange diversas especializações que atuam diretamente em vários campos, como a construção civil, indústrias e maquinários.
No Brasil, com o avanço tecnológico, o Ministério da Educação(MEC) autorizou o funcionamento de diversos cursos de Engenharia EAD. Confira abaixo alguns deles:
O curso de Engenharia Ambiental objetiva formar profissionais qualificados para atuar diretamente em atividades que buscam reduzir os impactos ambientais, mas também recuperar áreas degradadas.
Os campos de atuação podem envolver o tratamento de esgoto, distribuição de água, desenvolvimento de técnicas eficazes para prevenção do meio ambiente e o planejamento energético, por exemplo.
A graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária visa formar profissionais aptos para atuar na elaboração de projetos que objetivam construir e ampliar as redes de água e esgoto.
Assim, tais engenheiros serão responsáveis por planejar, coordenar e administrar as redes de distribuição de água e estações de tratamento de esgotos, o que permite a preservação da qualidade da água, solo e ar.
A Engenharia Civil é um curso que visa formar profissionais capazes de elaborar, executar e fiscalizar construções civis.
Com isso, eles serão responsáveis por analisar a condição do terreno, verificando, com isso, questões relacionadas ao melhor tipo de solo, insolação e aproveitamento da ventilação local.
Além disso, devem pautar políticas de segurança durante a obra e gerenciamento da equipe.
A graduação em Engenharia de Controle e Automação prepara os profissionais para atuarem no desenvolvimento e execução de projetos de automação industrial.
Nesse sentido, esse engenheiro atua diretamente como responsável pela automação do processo de produção, gerenciamento e na operação de equipamentos no ramo industrial.
Os conhecimentos desses profissionais são amplos, visto que estudam a fundo áreas de engenharia elétrica, mecânica e de computação. Dessa maneira, possui qualificação para garantir a competitividade no mercado em que trabalha, modernizando equipamentos e automatizando processos repetitivos.
O curso de Engenharia de Computação visa formar profissionais capazes de projetar e desenvolver equipamentos de computadores, como CPU, processadores e cartões de memória. Além disso, são responsáveis pela programação de computadores, sistemas operacionais e hardware.
Outra área crescente no mercado em que esses profissionais são altamente qualificados para exercer, é na instalação e manutenção de redes, garantindo a transmissão segura e assertiva dos dados.
A graduação em Engenharia Elétrica é o ramo que atua nos estudos e aplicações da eletricidade, eletromagnetismo e eletrônica.
Assim, prepara os alunos para o processo de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Além disso, os profissionais também podem atuar no planejamento e na operação de sistemas elétricos.
A Engenharia de Produção prepara os profissionais para gerenciar os recursos humanos, financeiros e materiais de uma empresa, o que permite o aumento da produtividade e rentabilidade da empresa em questão.
Além disso, esse engenheiro é imprescindível para organizações e setores econômicos que visam ao aumento da competitividade.
O curso de Engenharia Mecânica prepara os profissionais para projetar, desenvolver, construir e atuar na manutenção de máquinas e equipamentos.
Sendo responsáveis pela fabricação de motores, veículos, máquinas, sistemas de refrigeração e aquecimento e de ferramentas da indústria mecânica.
A graduação em Engenharia de Software objetiva formar profissionais capazes de aplicar as tecnologias e práticas da ciência da computação em sistemas de software. Assim, atuam na manutenção de sistemas, jogos, aplicativos e plataformas digitais.
A graduação em Engenharia EAD tem crescido cada vez mais na sociedade brasileira, o que aumenta significativamente o número de instituições que oferecem tal modalidade.
Confira abaixo algumas faculdades que apresentam graduação em Engenharia EAD:
As inovações tecnológicas interferem diretamente na dinâmica do mercado de trabalho, o qual passa a exigir profissionais que estejam alinhados com essas transformações. Nesse sentido, as empresas passam a analisar de forma mais rigorosa o perfil e formação de cada profissional.
Assim, um profissional que obteve sua formação na metodologia a distância apresenta certas habilidades que aprimoram o ambiente de trabalho, como a autonomia, auto motivação, disciplina e organização.
Tais características são de extrema importância para a convivência e bom funcionamento das atividades dentro das empresas.
Além disso, pontua-se que a graduação EAD é benéfica para aqueles que desejam trabalhar de forma virtual, haja vista que já estão familiarizados com essa modalidade. Sendo, assim, capazes de lidar com os desafios e as exigências do home office.
Dessa forma, entende-se os motivos pelos quais as empresas estão cada vez mais procurando os profissionais formados na modalidade a distância, pois são capacitados a buscar articular as transformações tecnológicas com as novas exigências do mercado de trabalho.
Grandes empresas buscam profissionais que pensem fora da caixa e que possuam muito mais que apenas um diploma de Engenheiro.
O mercado de trabalho anda cada vez mais competitivo e por isso, se qualificar em determinados softwares e possuir boas soft skills podem ser um passo a frente na hora da contratação.
Pensando nisso, a Voitto desenvolveu a Escola de Engenheiros, focada a ensinar Engenheiros como dominarem os principais requisitos para serem bons profissionais. Nela, você terá acesso a 10 cursos + 6 bônus, além de todo suporte técnico e de conteúdo, e o principal: liberdade para prender onde e quando você quiser!
Dê o primeiro passo para ser o melhor no ramo, clique no link abaixo e venha fazer parte da Escola de Engenheiros!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!