Uma boa Gestão de Recursos Humanos é estratégica para organizações. Esta planilha permite o controle de seus principais indicadores, visando garantir o desenvolvimento, atração e retenção do capital humano nas empresas. Assim, contribui no direcionamento e cogestão das decisões e práticas organizacionais.
Já ouviu falar sobre os Indicadores de Recursos Humanos? Eles são métricas que ajudam a medir o desempenho da área de recursos humanosdurante um determinado período de tempo.
Os dados neste setor estão se tornando cada vez mais importantes, por isso montamos a planilha de Indicadores de Recursos Humanos para te ajudar.
Faça o download agora da nossa planilha de Indicadores de Recursos Humanos! Com ela, realizar a gestão de pessoas da sua organização vai se tornar muito fácil!
Você conseguirá controlar seus dados de forma profissional e organizada.
Aqui, você acompanha e controla os principais indicadores do seu setor de RH. Na primeira aba, "Indicadores", é onde entraremos com os dados. Ela é dividida em 4 tabelas, note que algumas células estão coloridas de azul, estas células não devem ser editadas, pois estão com fórmulas que já gerarão o resultado automaticamente. Portanto, as únicas células que devem ser preenchidas são as brancas.
O preenchimento delas se dá da seguinte forma:
Na linha "número de funcionários", o único mês que deve ser preenchido é o de Janeiro. Depois disso, você só precisa inserir o número de novas contratações e de demissões que o cálculo é feito automaticamente.
Além disso, você pode observar os dois primeiros indicadores de RH. O primeiro é a variação do número de funcionários por mês, que permite fazer com que você entenda se está tendo muitas baixas ou não. O outro é a taxa de turnover, que basicamente indica a rotatividade de pessoal na sua empresa, mostrando uma relação entre admissões e demissões.
A segunda tabela faz referência à receita bruta da sua empresa e ao valor da folha de pagamento. No caso da Receita Bruta, basta adicionar o valor faturado pela sua empresa no mês em questão.
Para chegar ao valor referente à folha de pagamento, você precisa preencher mês a mês os gastos com salário, pró-labore, hora-extra, comissões, benefícios e outros custos.
Para facilitar a obtenção destes valores, basta ter uma planilha de Fluxo de Caixa para acompanhamento mensal dos itens descritos.
Essa tabela gera automaticamente a receita e custos por funcionário mensalmente. Basicamente, é uma simples divisão da sua Receita Bruta e do seu Custo com Folha Salarial pelo número de funcionários no mês correspondente.
A última tabela se refere ao número de treinamentos e ações de integração realizadas na empresa. Esses indicadores podem ser uma ótima forma de analisar a qualidade da relação com seus colaboradores e basta preencher com o número de treinamentos e ações realizados ao longo do mês em questão.
Essas informações alimentam os gráficos que se encontram na próxima aba da planilha ("Gráficos"), facilitando a visualização, entendimento e análise das informações.
As primeiras informações que encontramos na aba "Gráficos" são a receita por funcionário e o custo por funcionário no ano.
Vale a pena observar que, se o seu custo por funcionário estiver maior ou muito próximo das receitas por funcionário, muito provavelmente você está tendo prejuízo, pois esse cálculo não leva em conta impostos, custos fixos e diretos.
Abaixo, temos os gráficos:
Neste gráfico, as colunas verdes mostram o número total de funcionários no final de cada mês. Mudanças muito bruscas de um mês para outro podem indicar algum problema de gestão ou de insatisfação de seus colaboradores.
A linha vermelha mostra sua taxa de turnover. Quanto maior ela for, indica que você está tendo grandes variações de contratações e/ou demissões, por isso fique atento a esse indicador importantíssimo de RH.
Esse gráfico mostra a relação entre sua receita bruta e a folha de pagamento. Se a sua receita bruta não for muito maior que a sua folha de pagamento, provavelmente, você enfrentará problemas quando tiver que pagar seus custos diretos e indiretos.
O primeiro gráfico, indica a divisão dos principais itens da folha de pagamento, para você saber o que está te custando mais. Já o segundo, mostra mês a mês o número total de treinamentos e ações de integração que você promoveu.
Sabemos que muitas vezes ficamos confusos e perdidos em meio a tantas informações que existem no Excel, ainda mais se estamos estudando pela primeira vez. O Excel é uma ferramenta que está se tornando cada vez mais importante e por isso ter conhecimentos sobre eles é uma habilidade essencial.
E para te ajudar com os seus primeiros passos, criamos um E-Book completo para você!
Aqui está um E-book gratuito com os Primeiros passos no Excel que você precisa saber!
Assim, aprender a utilizar esse software vai ficar bem mais fácil e você terá informações preciosas à sua disposição! Então, não perca tempo!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!