A logística vem mudando o comportamento do consumidor e das empresas pela forma que atendem aos seus clientes. Todos os empreendimentos de bens de consumo utilizam processos logísticos, organizando o fluxo de informações, materiais e pessoas, desde o recebimento da matéria-prima até a entrega final ao cliente.
Para que tudo aconteça de forma integrada, é necessário estabelecer alguns processos, que começam na cadeia de suprimentos, passando pelo planejamento, distribuição, transporte, armazenamento, até a checagem de pedidos e entrega.
A qualidade dos processos logísticos está intimamente ligada à sua capacidade da empresa em gerar lucro e fidelizar clientes. Empresas com bons processos evitam desperdício de recursos, entregam mais qualidade e são mais competitivas.
Em nosso artigo falaremos mais detalhadamente sobre processos logísticos. Dos porquês de os conhecermos bem, de suas variadas naturezas, e por quais etapas passam. Seguindo os tópicos:
O processo logístico é essencialmente um conjunto de ações e atividades de uma empresa que estão relacionadas com a criação até a entrega de um produto ao cliente final. Assim, sua função é orientar as etapas desde a negociação da matéria-prima até o transporte e entrega ao seu cliente, passando por todas as áreas da empresa.
No decorrer do de todo o processo, há uma série de etapas: planejamento de produção, gestão de materiais, armazenamento, transporte, captação de pedidos, roteirização, embalagem, manutenção, envio, emissão de nota fiscal, e por aí vai.
Muitos dos problemas de produtividade estão ligados a falhas na operação logística, normalmente por algum gargalo. Por isso a importância de buscar soluções que reduzam os erros no processo logístico e que melhorem os resultados.
Por isso, mesmo que o processo logístico esteja muito ligado à produção, é muito importante manter atenção ao custo e à qualidade para que seja entregue o melhor produto possível no menor custo de operação.
A gestão de estoques, por exemplo, ocupa um espaço importantíssimo, pois ela impacta diretamente variáveis chaves no negócio: tempo, custo e qualidade. Em várias etapas do processo será ela a proporcionar maior fluidez ou à produção ou a preparação dos pedidos.
Para se ter uma visão geral do processo, é muito comum o uso de mapeamento e fluxos logísticos. O último, é justamente uma sequência dos processos que garantem que os produtos ofertados e/ou serviços cheguem na última etapa (consumidores) em excelentes condições e de forma ágil e eficiente.
Existem diversos tipos de fluxos, vamos vê-los:
É todo o momento de compreende a chegada e saída dos materiais, estes podem ser os insumos, matéria-prima ou os próprios produtos. Portanto, este representa, também, o transporte para a entrega de um pedido, que depende, diretamente, da quantidade, distância e outros fatores.
Parte subsequente ao fluxo de materiais, estes são os registros que necessitam existir para ocasionar o controle de cada processo. A documentação de cada setor, ajuda a perceber problemas e manter histórico de tudo.
Vale ressaltar o quão isso é importante na área financeira.
Este fluxo é a junção dos dois anteriores, ele trata mantém documentado todas as transições entre o fornecedor e o cliente.
Este pega a sequência que temos na imagem anteriormente e a inverte. Chamada também de logística reversa, esta representa os materiais ou produtos, que após a venda é retornada, por diversos objetivos como: reciclar, reparar ou avarias.
Para mapear todos os processos de uma cadeia logística, é importante acompanhar as atividades em execução, entendendo quais são as entradas e as saídas, quem fornece, quais métodos são utilizados, quem são os clientes internos e externos.
Reunindo as informações coletadas e montando em um fluxo, ficam claras quais as etapas do processo. Isso permite uma melhor definição das prioridades.
Dentre as várias vantagens que esse método proporciona, os principais ganhos são:
A área de logística controla muitas atividades, do planejamento ao armazenamento, distribuição e manutenção.
Ela é dividida em quatro tipos que são:
A área de suprimentos é quem garante a quantidade de insumos necessários para atender a demanda, com o melhor preço e qualidade possível.
É a área que estoca e preserva o material, faz o descarte dos materiais quando finalizados e realiza toda gestão administrativa desses materiais.
É quem cuida da confecção do produto, controla o fluxo de materiais, realiza a armazenagem intermediária, e expede o produto final.
É o tipo de logística que tenta recuperar materiais, para reintegrar a mercadoria ao estoque. Eles dão o devido destino aos materiais descartados evitando a contaminação do meio ambiente.
A logística de distribuição é responsável por equilibrar a quantidade de mercadorias e material, cuidando da distribuição e monitorando sua utilização.
As subáreas da logística de distribuição são subdivididas em: monitoramento, conferência de cargas, roteirização de entregas, controle de fretes.
Os principais custos logísticos são:
Incluem custos de compra de matérias-primas e materiais para produção dos produtos finais.
Incluem as despesas para armazenar os produtos.
Custos necessários para manter a segurança e integridade do produto em seu percurso até o consumidor final.
Incluem os custos envolvidos no processo de distribuição dos produtos, como: gasolina, pedágio, motorista etc.
Incluem impostos como a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal (ICMS).
Apesar de ser considerada um custo, o uso da tecnologia faz parte do processo de aprimoramento dos processos logísticos para redução de gastos.
Incluem a mão de obra, salários, férias, benefícios e todos os direitos trabalhistas das pessoas envolvidas em todas as partes dos processos da empresa.
Existem alguns processos dentro do departamento de logística, entre eles:
É uma área que envolve muito além do que receber produtos. Por ser local de conferência da qualidade do material e checagem da quantidade cada vez que é recebido, por isso demanda agilidade para emitir notas rapidamente.
Leitores de códigos de barras e coletores de dados costumam ser grandes aliados nesse setor.
Um dos processos mais delicados é a movimentação de cargas. Isso porque uma das principais causas de perdas é o manuseio inadequado das mesmas.
Para isso, existem equipamentos específicos, como empilhadeiras e paletes.
As ferramentas protegem tanto as mercadorias, quanto os funcionários que movimentam as cargas dentro dos galpões.
A organização dos produtos por categorias ou ordem alfabética auxilia na separação e organização dos produtos.
Uma das principais falhas no processo de armazenagem é perder um produto no armazém ou perder muito tempo para encontrá-lo.
A separação por rota ou categoria evita perda de tempo e garante o cumprimento dos prazos de entrega que a empresa precisa.
O picking é o processo para separar e preparar os pedidos para entrega.
Eles recolhem e separam produtos de várias categorias para realizar a entrega aos clientes.
Hoje em dia, com adventos da tecnologia, há sistemas de voz, que dão o comando para que o funcionário separe a mercadoria indicada, informando-lhe a localização no centro de distribuição e a quantidade a ser separada.
A expedição é a última etapa da área logística, que confere tudo que deve ser carregado e organizado nos veículos.
Além disso, essa área também valida os pedidos e emite toda documentação necessária para que a transportadora faça as entregas aos clientes.
O processo de expedição não pode ter erros e falhas. Para isso, a melhor forma é usar sistemas automatizados que facilitam a conferência das tarefas a serem executadas.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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