O Planejamento Estratégico é um importante processo de gerenciamento e deve ser desenvolvido por empresas de todos os portes e setores.
Um bom planejamento estratégico permite o autoconhecimento, mostra o caminho correto que deve ser trilhado pela empresa. Assim, é possível alcançar a flexibilidade frente aos desafios, antecipando-se à ameaças e principalmente identificando oportunidades e melhorias.
Além disso, ele possibilita a colaboração entre todas as áreas da organização, que passam a trabalhar com o foco estratégico. Feita de forma coerente e adaptada à realidade da empresa, esta organização acarretará em uma grande vantagem competitiva.
O principal objetivo da planilha, de maneira geral, é possibilitar ao gestor uma visão ampla de qual é a situação atual da empresa, definir onde se deseja estar no futuro e qual o caminho a ser percorrido (ações) para que esse objetivo seja alcançado.
Você sabe o que é um planejamento estratégico? Ele se refere a um processo sistêmico que permite definir o melhor caminho a ser seguido por uma organização, para atingir um ou mais objetivos, dentro de um contexto previamente analisado.
Provavelmente você já ouviu falar bastante sobre isso, não é mesmo? Porém, sabemos que nem sempre é fácil gerenciar todo esse planejamento, então, pensando nisso criamos um planilha que pode te ajudar!
Faça o download agora da nossa planilha de planejamento estratégico completamente gratuita e veja como ela possibilita uma sinergia entre todas as áreas da organização.
A página inicial possui a estrutura mostrada abaixo, utilize os botões para navegar entre as abas. Basta clicar no botão (ou na figura) e você será direcionado para a aba respectiva. Para retornar à página inicial (aba "Início"), é só clicar em uma seta preta localizada na parte superior esquerda em qualquer uma das demais abas.
Note que, ao lado de cada perspectiva ('financeira', 'clientes', 'processos internos' e 'crescimento e aprendizado'), existem perguntas que orientam sobre o que se deve analisar dentro de cada perspectiva, ou seja, as respostas a essas perguntas ajudarão na formulação da estratégia.
Nesta planilha, utilizamos de forma simples e objetiva a metodologia BSC (Balanced Scorecard), que pretende transformar a estratégia em ações concretas para que se alcance os resultado desejados.
Agora, vamos entender como deverá ser preenchida cada aba da planilha correspondente à perspectivas.
Antes, porém, ainda na aba "Início" deve-se preencher o ano de referência do planejamento estratégico.
As abas que correspondem a cada perspectiva citada possuem o mesmo padrão de formato, conforme mostrado no exemplo a seguir:
Para termos sucesso financeiro em quais objetivos é preciso foco?
Esta é a pergunta que deverá ser respondida para definir quais serão os objetivos financeiros do Planejamento Estratégico.
A metodologia do BSC começa pelos objetivos financeiros de longo prazo, relacionando estes com os demais objetivos das outras perspectivas, uma vez que o desempenho econômico é o principal negócio de qualquer empresa.
O BSC bem aplicado faz com que todas as unidades do negócio também tracem seus objetivos financeiros, sempre em harmonia com os objetivos globais da empresa. Os objetivos e indicadores da perspectiva financeira devem ser definidos tendo em conta a fase em que se encontra a empresa e as suas unidades de negócio, seguindo a descrição do item do cabeçalho, explicado anteriormente.
Para alcançarmos nossa visão, como deveremos ser vistos pelos nossos clientes e o que iremos entregar ao mercado?
Responder a esta pergunta é crucial para definir os objetivos e indicadores da perspectiva Clientes. A visão do mercado e o conhecimento do perfil dos clientes é fator chave para o sucesso a longo prazo de qualquer organização e o alcance de suas metas do BSC.
A perspectiva dos clientes do BSC traduz a missão e a estratégia da empresa em objetivos e indicadores mensuráveis que visam o mercado e/ou parte dele, de acordo com o tipo de produto/serviço oferecido pela empresa. A visão externa, voltada para o cliente e com intuito de atender suas necessidades e até mesmo superá-las, é o que garante a rentabilidade da empresa e sua permanência no mercado.
Os indicadores principais adotados nesta perspectiva contém informações relativas ao mercado, clientes atuais e potenciais clientes, mensurando entre outras características sua satisfação, retenção de clientes, manutenção destes clientes e aumento de clientes.
Para satisfazer nossos clientes e alcançar os objetivos financeiros em que processos internos devemos ter excelência?
Para responder a esta pergunta deve-se conhecer e identificar os recursos e capacidades disponíveis e necessárias para elevar o nível de atendimento dos clientes e assim aumentar a excelência da empresa.
Para elaboração da metodologia BSC devem ser considerados todos os agentes envolvidos nesta perspectiva que interferem na qualidade do seu produto/serviço. A metodologia considera também processos de inovação, operação e pós-venda.
O grau de atendimento e eficiência visto pelo cliente é decorrência das ações tomadas internamente. O BSC atua neste sentido, buscando a empresa identificar quais as atividades e processos que determinam e influenciam diretamente a satisfação do seu cliente e também nos objetivos e indicadores da perspectiva financeira. Nesta perspectiva é que devem ser encontrados os fatores que determinam vantagem competitiva para a empresa, ou em outras palavras, o que a torna diferente das demais concorrentes.
Como a empresa sustentará a capacidade de mudar e melhorar para alcançar a visão?
Este é o principal questionamento que deve ser feito para responder a esta perspectiva do Planejamento Estratégico. É a continuidade das outras três perspectivas e para isso deve-se compreender a infraestrutura necessária para que o planejamento estratégico ocorra.
Nesta perspectiva, medir a capacidade dos funcionários, a motivação destes, a capacidade da empresa e dos seus sistemas de informação são indicadores usuais adotados.
Este entendimento do BSC fornece um panorama geral dos indicadores das outras perspectivas, fornecendo à empresa uma visão mais global da estratégia e informações relevantes para melhoria na tomada de decisão.
Na teoria do modelo, existem três fontes para a aprendizagem e crescimento da empresa: as pessoas, os sistemas e os procedimentos organizacionais. A finalidade desta perspectiva do BSC está na qualificação dos trabalhadores, na melhoria dos sistemas e tecnologias da informação e no relacionamento dos procedimentos e rotinas da organização.
Ao construir o Planejamento Estratégico seguindo a metodologia do BSC a empresa deve sempre ter em mente considerações de:
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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