Já ouviu falar do PPCP? O PPCP nada mais é que uma sigla para as ações imprescindíveis que encaminham um projeto, estas são: planejamento, programação e controle de produção.
Se você é uma pessoa muito atarefada, provavelmente deve procurar organizar o seu tempo para conseguir executar todas as suas tarefas. Porém, nem sempre é possível cumprir todas as obrigações conforme o planejado e o resultado são mais e mais assuntos acumulados para resolver.
Logo, é preciso muito mais do que planejamento para executar todas as tarefas em dia, não é mesmo? Disciplina e controle também são essenciais.
No setor industrial não é diferente, contudo as consequências para o não cumprimento do que foi planejado são muito mais sérias. Muitas organizações chegam a decretar falência.
Neste contexto, o PPCP é um órgão essencial para o planejamento das ações de qualquer empresa.
Então, se você quer saber mais sobre esse assunto, continue lendo este texto e conheça também os principais sistemas de gestão que todo os profissionais de PPCP devem dominar.
Ao longo deste artigo você irá aprender:
PPCP (Planejamento, programação e controle de produção) são ações de controle utilizadas para lidar com imprevistos, verificar o nível de qualidade e facilitar o andamento dos processos produtivos dentro de uma organização.
Logo, é o PPCP da empresa que determina questões como a quantidade de produção, o prazo de execução e quando determinado produto será entregue.
Vamos ver cada etapa mais a fundo?
Apesar de trabalhoso, o PPCP é um método indispensável para as empresas atualmente, principalmente aquelas que buscam otimizar e visualizar quais as metas devem ser atingidas, além dos métodos para alcançá-las.
Com estes métodos e procedimentos o alcance é aumentado, sem contar que por meio dele é possível controlar os inputs e outputs, com foco na demanda do mercado e produção apropriada para a clientela.
Sendo assim, veja os 3 passos básicos do PPCP:
Para que um projeto seja executado com sucesso o primeiro passo é o planejamento. Afinal, é nesta etapa que são definidos o tempo de execução de cada etapa do projeto e qual o resultado esperado.
Quando o assunto é um projeto a longo prazo, é essencial pensar no que chamamos de planejamento estratégico.
É neste tipo de planejamento que é definido aspectos essenciais como o diferencial competitivo adotado pela empresa e a inovação de valor.
Já o planejamento a curto prazo é fundamental para assegurar que todos os objetos e metas sejam cumpridos.
Afinal, uma empresa que não define as suas metas, não sabe qual caminho seguir, o que pode levar a perda de engajamento da equipe de trabalho.
Mas, seja de curto ou longo prazo, um bom plano empresarial é essencial para posicionar a empresa frente ao mercado competitivo e também para facilitar o crescimento da organização.
A programação do PPCP tem como principal objetivo facilitar a implementação do que foi definido pelo setor de planejamento.
É função do programador assegurar com os responsáveis pelas linhas de produção a quantidade de produtos a serem produzidos e os processos a serem executados.
A parte de controle é responsável pela manutenção e a maior eficiência da área produtiva.
Assim, o setor de controle de uma empresa deve ser capaz de fazer análises e monitorar os processos de produção.
Esta área do PPCP também deve lidar com qualquer imprevisto que aconteça dentro das linhas de produção.
Já pensou em comandar e gerenciar seu próprio projeto?
Nenhuma empresa confiará em pessoas não qualificadas para acompanhar um projeto grande, afinal é necessário muito conhecimento nesta área de planejamento, preparação e controle (PCP).
Mas não se preocupe, com apenas 4h de duração, o curso Fundamentos de Planejamento e Controle da Produção te capacitará em seus primeiros passos para gerenciar seu primeiro processo.
Agora vai a nossa surpresa, os primeiros 20 inscritos ganharão uma bolsa de 100% para o curso! Basta colocar o cupom BLOG100 e veja se você foi o sortudo da vez!
O profissional que vai atuar em qualquer uma das áreas do PPCP, seja de planejamento, programação ou controle, precisa ter uma visão macro de todos os processos de produção.
Para isso, é fundamental dominar as filosofias/sistemas da gestão da qualidade que agregam valor e eficiência aos processos fabris. Dentre as principais filosofias, é válido destacar o uso do Seis Sigma, 5S, Kaizen e Lean Manufacturing.
O Seis Sigma é uma metodologia quantitativa, estruturada, direcionada e disciplinada na melhoria dos processos já existentes. Sendo que os maiores objetivos deste sistema são a redução dos custos, otimização dos processos e a satisfação dos clientes.
O programa 5S visa a melhoria da produtividade e do ambiente de trabalho por meio de 5 sensos: organização, limpeza, autodisciplina, bem estar e utilização.
Já o Kaizen é um sistema voltado para a melhoria contínua, no qual tem como propósito a eliminação de desperdícios e a participação de todos os funcionários da organização.
Por fim, a metodologia Lean Manufacturing funciona da maneira mais enxuta possível, uma vez que propõe a eliminação de todos os processos que não agregam valor para o cliente, por meio da aplicação da filosofia kaizen.
Organizar todos os processos produtivos, principalmente os que dependem de vários setores dentro de uma empresa, não é uma tarefa fácil.
Para assegurar que todo o processo de planejamento, processo e controle da produção ocorra sem grandes empecilhos, as principais organizações utilizam sistemas importantes, como o Just in Time e o Kanban.
Então, continue lendo este texto e conheça um pouco mais sobre esses sistemas de gestão.
O Just in Time é um método utilizado para alavancar o sistema produtivo e eliminar os desperdícios de uma organização.O maior objetivo desta metodologia é a redução de custos por meio do fornecimento e da produção dos materiais na quantidade e locais corretos.
Além disso, o sistema Just in Time possui características que contribuem muito para o PPCP, como: máquinas sequenciadas de acordo com o processo, fluxo de uma peça só e produção de acordo com o conceito de Takt Time.
Já o fluxo de uma peça só é uma ótima maneira de melhorar o processo e agregar valor, visto que quando o operador manuseia uma peça por vez o trabalho se torna muito mais específico e a criação de lotes intermediários é eliminada.
Por fim, a produção de acordo com o conceito de Takt time significa dar um ritmo constante ao trabalho, a fim de conduzir todo o processo de forma que não haja interrupções durante a produção.
O Kanban é utilizado para gerenciar a produção de produtos em todas as etapas de uma operação industrial.
Por meio deste sistema torna-se viável garantir que cada processo receba instantaneamente a informação exata da quantidade necessária para ser produzida conforme o fluxo puxado pelo cliente.
O Kanban funciona através de cartões e quadros de produção. Os cartões são responsáveis por assinalar ao funcionário o estado atual da produção.
Já o quadro de produção possui informações do nível do estoque. Normalmente, quando o estoque está em nível crítico é utilizado a cor vermelha, em alerta a cor amarela e em segurança a cor verde.
Contudo, para que essa metodologia seja utilizada de forma efetiva nas indústrias é necessário seguir algumas regras, por exemplo:
Em conjunto com os métodos de gestão mencionados acima, o PPCP deve ser implementado diariamente, devido ao seu acompanhamento de processos, mas para facilitar sua vida temos algumas informações e ações necessárias para colocar a metodologia em ação:
Já está sabendo da área indispensável para qualquer empresa hoje em dia? Gerentes qualificados nos diversos métodos de gestão!
Isso está em falta, justamente porque é trabalhoso conseguir as informações num só lugar!
Então, ao contrário de muitos cursos, venho te apresentar um compilado da Voitto que assegurará seu preparo em todos os âmbitos da sua jornada para se tornar um gerente ou consultor de produção!
Conheça nosso curso de Formação de Especialistas em PCP! Com diversas horas de formação disponível onde e quando você quiser!
O que está esperando? Clique na imagem abaixo e garanta sua especialização!
Graduanda de Engenharia Mecatrônica pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Possui certificação nos cursos de Black Belt em Lean Seis Sigma, Implantação do Programa 5S, Produção de Conteúdo Web e planeja seguir carreira na área de Gestão. Foi bolsista de Iniciação Científica em um projeto voltado para a construção de um robô agrícola. Também participou do programa de Treinamento Profissional na qual pode desenvolver suas habilidades com ferramentas estatísticas. Estagiária na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!