O que é Pull Marketing?
Como Funcionam as Estratégias Push vs Pull Marketing?
Exemplos Práticos de Estratégias Push e Pull Marketing
3 Passos para Aplicar Pull Marketing na Prática!
Como Usar Marketing para Vender Mais?

Aprenda como Aplicar a Estratégia de Pull Marketing na Prática!

Com foco em atrair e fidelizar clientes, o Pull Marketing pode ser uma forma de divulgar o seu produto ou serviço sem grande investimento.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Aprenda como Aplicar a Estratégia de Pull Marketing na Prática!

As estratégias de marketing atualmente são as grandes responsáveis pelo sucesso de um negócio. Afinal, ganhar visibilidade, atrair potenciais clientes, converter planos de venda e fidelizar os consumidores fazem total diferença. Para isso, algumas estratégias podem ser usadas, como o pull marketing.

Com o objetivo de impactar o cliente e fidelizá-lo, essa vertente vem ganhando força no marketing digital. Afinal, o mercado está cada vez mais competitivo e conquistar usuários que dão preferência para a sua marca pode ser o ponto chave para incentivar recompras.

Quer saber mais sobre a estratégia de pull marketing e como aplicá-la ao seu negócio? Neste artigo você vai descobrir tudo o que precisa saber através dos seguintes pontos:

  • O que é Pull Marketing?
  • Como Funcionam as Estratégias Push vs Pull Marketing?
  • Exemplos Práticos de Estratégias Push e Pull Marketing
  • 3 Passos para Aplicar Pull Marketing na Prática!
  • Como Usar Marketing para Vender Mais?

O que é Pull Marketing?

Pull marketing é uma das estratégias utilizadas para atrair clientes utilizando a força de uma marca. Por isso, essa vertente pode ser relacionada a uma vertente de prospecção menos ativa.

Mas isso não significa que o pull marketing seja menos eficiente. O seu objetivo principal está voltado para o longo prazo, através da atração de clientes e sua fidelização, fazendo com que sempre haja uma recompra.

Sendo assim, pode-se afirmar que os seus resultados demoram um pouco mais para serem visíveis. No entanto, é comum que eles sejam mais duradouros.

Em contrapartida, existe o push marketing. Essa estratégia está bem ligada à tradução do seu nome, ou seja, empurrar.

Nela os estímulos são mais agressivos e de curto prazo. Mostrando resultados mais rápidos, porém sem necessariamente buscar a fidelização de clientes.

Como Saber se a Minha Estratégia de Marketing Digital está Funcionando?

Os indicadores de marketing digital são os números que você deve acompanhar para comprovar se as estratégias adotadas estão funcionando corretamente. Porém, é preciso escolher bem cada um deles de acordo com os objetivos centrais do seu negócio.

Quer conhecer mais sobre os Indicadores de Marketing Digital? Faça o download agora da nossa planilha que esta sendo disponibilizada, de maneira totalmente editável, com ela você será capaz de gerenciar seus indicadores de forma simples e eficaz.


Clique aqui e faça o download!

Quer entender ainda mais a fundo as diferenças entre as estratégias push e pull marketing? Não se preocupe, separamos abaixo mais detalhes sobre as duas abordagens.

Como Funcionam as Estratégias Push vs Pull Marketing?

Muitos empreendedores e especialistas de marketing se encontram no dilema "push x pull marketing" ao decidir as direções de duas campanhas e anúncios. Para que essa dúvida não seja mais um problema, é necessário entender a fundo as diferenças entre os dois conceitos.

Apesar de ambas as vertentes serem altamente aplicadas nos campos do marketing digital, como no outbound e no inbound marketing, é preciso definir antes de mais nada o objetivo do seu projeto para fazer qual vai funcionar melhor.

Veja alguns exemplos de características das duas estratégias de marketing. Começando pelo pull marketing:

  • Foco em criar um forte relacionamento com cliente, fazendo que com ele procure e reconheça a sua marca;
  • Busca pela qualidade na atração de potenciais clientes;
  • Estratégias visando o médio e longo prazo, além de duradouros resultados;
  • Construção de uma marca através das evidências de que ela soluciona o problema do seu público-alvo. 

Agora, as principais características do push marketing:

  • A empresa vai até o público expor seus produtos e serviços;
  • Busca pela grande quantidade de leads alcançados; 
  • Anúncios e campanhas de grande escala com maior nível de investimento e alta taxa de conversão;
  • Aumento da visibilidade rapidamente, seja da marca ou de um determinado novo produto ou serviço.

Agora que você já sabe em mais detalhes os conceitos por trás das estratégias de push e pull podemos falar sobre empresas que são exemplos na aplicação delas.

Exemplos Práticos de Estratégias Push e Pull Marketing

Independente da sua ideia de negócioatrair o seu público alvo será fundamental para o sucesso. Como evidência disso temos a Netflix, uma das maiores empresas do mundo no setor de streaming!

A estratégia da Netflix

Como estratégia de pull marketing, a plataforma faz seleções de filmes e séries com base no gosto de cada assinante. Por isso, caso você acesse a conta de outro usuário, terá uma lista diferente da sua.

Em contrapartida, a companhia também aplica o push marketing. É possível encontrar propagandas de seus filmes e séries em muitos lugares, principalmente em grandes cidades.

Além disso, a empresa investe nas redes sociais como forma de fazer push and pull marketing, ou seja, aplicar estratégias que podem impactar de duas maneiras. Um exemplo é a forte interação com clientes no Twitter e Instagram.

Apesar de inicialmente ser uma forma de estreitar o relacionamento, há também a busca por viralizar um conteúdo. Isso pode ser feito de maneira natural, mas também pela utilização de interações com usuários em campanhas e anúncios.

Essas são algumas ideias colocadas em prática e que fizeram sucesso para a Netflix. No entanto, há outros caminhos. Para que você encontre o melhor para a sua empresa, separamos 5 passos práticos para aplicar o pull marketing. Veja a seguir!

3 Passos para Aplicar Pull Marketing na Prática! 

Quer aprender a aplicar o pull marketing na prática? Peque um bloco de anotações que aqui você vai descobrir o que fazer para idealizar as melhores ações e colocá-las em prática.

1. Conheça o seu público-alvo

Antes de mais nada, é preciso que você conheça o seu público-alvo. Afinal, através disso você saberá quais as estratégias mais adequadas para esse nicho.

Por exemplo, a Nike oferece aplicativos gratuitos de treinos. Essa ação faz total sentido pensando que o seu foco está em pessoas que praticam esportes.

2. Defina objetivos e metas

Para que o pull marketing tenha sucesso em médio e longo prazo, é preciso que você mapeie os objetivos e metas que possui com cada ação colocada em prática.

Continuando com o exemplo, o incentivo que a Nike dá para que as pessoas façam atividades físicas faz com que elas necessitem de mais equipamentos e vestuário para realizar esportes e treinos.

3. Analise os resultados

Ao colocar as ações em prática, é preciso avaliar os seus impactos diretos e indiretos. Para isso, você pode mapear as seguintes vertentes:

  • Quantidade de compras em um mesmo cliente e evolução do ticket médio;
  • Pessoas cadastradas em cursos ou produtos gratuitos que após isso realizaram compras;
  • Quantidade de pessoas impactadas em ações de pull marketing.

Como Usar Marketing para Vender Mais?

Vivemos um momento de intensa digitalização das mais diversas atividades. No entanto, muitos negócios não compreendem o que isso afeta nos padrões de consumo de seus clientes e como lidar com isso. Pensando nisso, desenvolvemos nosso Programa de Formação em Marketing e Vendas.

Voltado a você, empreendedor que deseja escalar seu negócio, mas que tem encontrado muitos desafios, tanto no meio físico, quanto no meio digital, este programa trabalha com os principais fundamentos de Marketing, Vendas e Growth Hacking, conhecimentos aplicados com sucesso em empresas de alto nível.

Não perca essa oportunidade! Saiba mais clicando na imagem abaixo:

marketing e vendas

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

Clique aqui e faça o download

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Indicadores De Marketing Digital

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.