O que é o SPAM?
Para que serve o SPAM?
Quais as desvantagens do SPAM?
Dicas para evitar o SPAM!
Domine as plataformas digitais!

O que é o SPAM, como evitar ser uma vítima e perder dados pessoais na Internet?

Descubra aqui o que é o SPAM, para que serve, quais são as suas vantagens e como se prevenir para não ser vítima dessa prática.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
O que é o SPAM, como evitar ser uma vítima e perder dados pessoais na Internet?

Você já recebeu e-mails sem ter se cadastrado para tal? Promoções de operadoras via SMS? Mensagens de Whatsapp com remetentes duvidosos? Esses são alguns dos exemplos de SPAM.

Apesar desse conceito ser muito utilizado no dia a dia, nem todos sabem exatamente o que ele significa. De maneira geral, SPAM é o termo utilizado para todas as mensagens eletrônicas recebidas pelo usuário, mas que não foram solicitadas.

É comum que essas tenham finalidade publicitária, como a divulgação de um produto ou serviço. No entanto, fake news, correntes, boatos, vírus, dentre outras são formas de SPAM.

Quer saber mais sobre esse tema e como evitar os incômodos gerados por ele? Confira!

  • O que é o SPAM?;
  • Para que serve o SPAM?;
  • Quais as desvantagens do SPAM?;
  • Dicas para evitar o SPAM!
  • Domine as plataformas digitais!

O que é o SPAM?

O termo SPAM é utilizado para todo e qualquer conteúdo enviado sem o consentimento de quem recebe. É muito comum que essas mensagens indesejadas sejam sobre produtos e serviços, no entanto, a prática de SPAM não se limita a isso.

Atualmente, é possível elencar alguns tipos de mensagens de SPAM. São elas:

  • Boatos ou fake news: possuem o objetivo de divulgar notícias e histórias falsas;
  • Correntes: postagens que pedem ao usuário o compartilhamento da mensagem para conseguir o seu objetivo, seja dinheiro, paz ou outro benefício;
  • Estelionato: mensagens que solicitam a entrada em uma página para inclusão de dados pessoais e até mesmo bancários;
  • Golpes: esse tipo de SPAM é variado. Sendo assim, pode ser desde uma promessa de dinheiro fácil, tratamentos de saúde milagrosos ou prêmios;
  • Ofensas: conteúdos específicos para difamar pessoas ou empresas, se parecem com o grupo de boatos e também não possuem fundamentos;
  • Propagandas: tipo de SPAM mais comum: visa divulgar um produto ou serviço;
  • Vírus: mensagens com o objetivo de infectar computadores e celulares dos usuários para que seja possível captar informações e dados cadastrados nos mesmos. 

Uma dúvida muito comum é a respeito de para que serve o SPAM, visto que ele causa muitos problemas para empresas e pessoas.

Seja um cientista de dados!

Confira o Ebook gratuito Guia de carreira para novos cientistas de dados e confira mais sobre a carreira de novos cientistas de dados.

Você aprenderá como dar início na carreira de dados, em quais áreas aperfeiçoar suas habilidades e entenderá por que o cientista de dados é um dos mais buscados pelo mercado.

Se interessou? Não perca essa oportunidade e baixe agora o nosso eBook.

Guia de carreira para novos cientistas de dados

Para te ajudar a entender melhor sobre o assunto, mostramos as estratégias por trás dessa metodologia. Confira a seguir.

Para que serve o SPAM?

O SPAM é uma prática utilizada por muitas empresas e nem sempre é com uma má intenção. Afinal, ela serve para alcançar um grande número de pessoas com uma só ação. Seja este o disparo de e-mails em massa, mensagens de texto ou até mesmo nas redes sociais.

Por outro lado, quando o SPAM é utilizado, não há consentimento de quem recebe a informação. Visto isso, pode causar desconforto e até mesmo manchar a imagem de uma marca.

Além disso, há outros tipos de SPAM voltados exclusivamente para coletar dados de usuário. Com isso, há uma má intenção na comunicação digitala fim de aplicar golpes e ter acesso às informações sensíveis sem autorização.

Você já sabe que o SPAM traz riscos e muitas desvantagens. Mas você tem ideia de quais são elas? Confira a seguir!

Quais as desvantagens do SPAM? 

As desvantagens do SPAM podem ser vistas tanto por pessoas, quanto por empresas.

Afinal, elas são vividas diariamente também nos ambientes corporativos e podem ir desde um incômodo com o recebimento de mensagens indesejadas em seu endereço de e-mail até golpes de estelionatários.

Mas para que você entenda com detalhes quais são os ônus dessa prática, separamos uma lista com os principais.

Risco relacionados à segurança

A prática de SPAM muitas vezes está associada ao envio de um tipo de mensagem eletrônica que contém informações ou links quando o usuário clica, o direciona para malwares ou sites falsos, também conhecidos como phishing.

Quando essa mensagem é recebida na caixa de entrada, tome cuidado! Pois é comum que ao entrar nessas páginas sejam solicitadas informações confidenciais ou vírus consigam infectar a máquina.

Com isso, os remetentes passam a ter acesso a dados restritos e podem usá-los para cometer crimes e golpes.

Mensagens falsas

Além disso, enviar a mensagem de SPAM para um conjunto de endereço de e-mail pode ser também uma forma de disseminar notícias falsas de uma maneira simples e escalável.

Afinal, bastam poucos cliques para que o envio de mensagens seja feito para muitos usuários. Ou seja, é um trabalho que exige pouco esforço.

Outro ponto importante é quando a prática é utilizada em formato de e-mail marketing. Com isso, anúncios de produtos ou serviços falsos são feitos e a possibilidade de riscos à segurança voltam a acontecer.

Gastos para pessoas físicas

Quando um SPAM é enviado para alguém, o usuário acaba arcando com alguns custos.

Sejam eles muito pequenos, como a utilização do pacote de dados de internet para abrir um e-mail, ou sejam eles relevantes, como a necessidade de trocar uma máquina por causa de vírus.

Gastos para pessoas jurídicas

No entanto, não são só as pessoas físicas que arcam com os custos causados pelo SPAM. Muitas vezes, empresas precisam investir em diversos recursos devido a essa prática. Por exemplo:

  • Sistemas de armazenamento de dados e informações;
  • Ferramentas de segurança e controle de ações voltadas para política de privacidade;
  • Softwares anti-SPAM;
  • Mecanismos de busca com restrições para bloqueio de navegação em sites e páginas suspeitas; 
  • Treinamentos para auxiliar colaboradores a identificarem mensagens suspeitas em e-mail corporativo e até mesmo nas redes sociais.  

Agora que você já conhece os principais riscos e desvantagens do SPAM, é hora de entender como se proteger. Vamos lá?

Dicas para evitar o SPAM! 

Um SPAM é enviado com o objetivo de aguçar a curiosidade através da divulgação de algo e com isso fazer com que pessoas acessem links e formulários fraudulentos.

Por isso, é comum verificar alguns padrões no envio desses conteúdos. Assim, se torna possível se precaver e evitar a prática de SPAM. Confira a lista para saber como!

Denuncie o SPAM

A maior parte dos provedores de serviços de e-mail já estão acostumados com a prática de SPAM e por isso oferecem aos seus usuários maneiras de manter uma comunicação assertiva no seu endereço.

Pensando nisso, sempre que você for bombardeado com mensagens indesejadas, marque como SPAM. Assim, o provedor identifica automaticamente o endereço e passa a direcionar as próximas mensagens para uma caixa apartada.

Não espalhe boatos, correntes ou notícias falsas

Um dos maiores problemas quando o assunto é SPAM está relacionado a como as pessoas lidam com o compartilhamento de mensagens e informações não verídicas.

Por isso, antes de compartilhar informações, correntes ou notícias, se certifique que as mesmas têm procedência real. Isso vale principalmente para quem busca empreender com as redes sociais.

Não se cadastre em qualquer site

Quando o assunto é SPAM, uma dúvida é muito comum: onde as pessoas que aplicam essa prática conseguem listas de e-mails, redes sociais ou números de telefone?

Atualmente, muitos sites fazem a venda dessas informações para obterem retornos financeiros. Inclusive como parte do planejamento das redes sociais e como forma de monetizar suas plataformas.

Por isso, é importante sempre se atentar a quais páginas você oferece os seus dados. Inclusive, vale a pena gastar um tempo a mais ao ler as políticas de privacidade dos sites que você se inscreve.

Não responda mensagem de SPAM

Quando um usuário recebe uma mensagem ou e-mail de SPAM e o responde, dá a entender que aquele número ou endereço eletrônico é ativo e utilizado com frequência. Mesmo que seja uma mensagem automática, como um aviso de férias, por exemplo.

Por isso, por mais que você não caia em um golpe em primeiro momento, é mais provável que as pessoas mal intencionadas tentem outras formas de captar os seus dados ou compartilhar de maneira não autorizada produtos e serviços.

Tome cuidado com e-mails que contenham destinatários ocultos

Uma prática muito utilizada por quem quer enviar mensagem que contenha SPAM é a opção de ocultar os destinatários. Por isso, sempre que receber um e-mail com essa característica, certifique-se que o remetente é confiável.

Mantenha suas máquinas com sistemas de segurança

Como você já deve imaginar, uma das melhores formas de prevenir SPAM e os vírus que podem vir com essa prática é um antivírus sempre atualizado e funcionando bem.

Domine as plataformas digitais!

O mundo está cada vez mais dinâmico e as inovações e tendências da tecnologia não param de surgir!

Por isso, alinhar as expectativas para se adaptar à transformação digital é tão importante. Diante disso, a Engenharia não poderia ficar para trás, afinal, o avanço da tecnologia acarreta em novas ferramentas e estratégias para que os resultados na engenharia sejam ainda mais satisfatórios!

Por isso, não perca a oportunidade de aprender mais sobre esse assunto, clique na imagem:


Transformação Digital para Engenheiros

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

Transformação Digital para Engenheiros

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Transformação Digital Para Engenheiros

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.