A Taxa de Conversão é um indicador muito importante que mede a quantidade de usuários que realizam uma ação desejada em relação ao número total de visitantes de uma página web ou de uma campanha de marketing.
Se você está interessado em aumentar a taxa de conversão do seu site, o segredo para isto é entender como funciona o CRO.
A sigla CRO significa “Conversion Rate Optimization” ou “Otimização da Taxa de Conversão”, em português. Mas na prática, como o CRO funciona?
Essa estratégia é focada em aprimorar elementos do seu site para atrair mais leads e converter mais usuários, aumentando assim o número de vendas e o faturamento da sua marca.
Entendeu como o CRO é essencial para o sucesso de um e-commerce? Nesta leitura vamos nos aprofundar em como essa estratégia funciona por meio dos seguintes tópicos:
Vamos lá?
A taxa de conversão é uma métrica que mede a quantidade de usuários que passaram de uma etapa do funil de vendas para outra, como o número de visitantes que se tornaram leads, por exemplo.
Para entender melhor é preciso ter em mente uma ideia clara de como funcionam todas as etapas do funil de vendas durante a jornada de compras de um cliente:
Imagem: resultados digitais.
Para calcular a taxa de conversão, é só dividir o número de conversões pelo número de visitas totais. Por exemplo, se em um mês seu blog recebeu 1.000 visitas e teve 500 envios de formulário, então a taxa de conversão é de 50%.
Olhando para o meio digital, o CRO visa tornar seu processo de vendas mais assertivo por meio de melhorias na sua página da web. Isso mesmo, tornar seu site mais atrativo para o usuário ser estimulado a fechar uma compra.
Investir em CRO faz parte de uma boa estratégia de marketing digital, mas para ter sucesso e impulsionar suas vendas, é preciso ficar de olho em outras métricas!
O percurso do cliente durante sua jornada de compras tem tudo haver com o faturamento do e-commerce. Assim, o CRO pode ser entendido como um mecanismo para otimizar o processo de vendas.
O faturamento de um e-commerce é nada mais do que o que é vendido para as pessoas que visitam sua página de vendas e decidem fechar a compra.
Ou seja, o faturamento está intimamente relacionado à quantidade de pessoas que têm contato com os produtos da sua marca e decidem, por algum motivo, adquiri-lo.
Entenda com números: o seu site tem um total de 10.000 visitantes e, destes, 1000 pessoas fecham uma venda, dizemos que a conversão foi de 10%.
Agora imagine que, mudando a cor de fundo da sua landing page, a página fique muito mais agradável para o usuário, assim eles passem mais tempo navegando no seu site e sua taxa de conversão suba para 15%. São 500 vendas a mais!
Entender o seu cliente e aplicar a estratégia de conversão ideal para cada tipo de lead é a chave para otimizar suas vendas no meio digital.
Roberto Sabino, coordenador do time de mídias de performance do grupo Trigo, bateu um papo super legal sobre esse assunto conosco, confira:
Agora que você entendeu a fundo a importância do CRO para a lucratividade de uma loja virtual, vamos aprender como calculá-lo!
Para calcular o CRO, o Instituto de Pesquisa MECLABS desenvolveu a Heurística da Conversão, uma fórmula simples que explica como funciona o processo de vendas, olhe só:
C = 4m + 3v + 2(i-f) – 2a
Na fórmula:
Essa equação é a chave para identificar pontos de melhoria na conversão de vendas do seu site e alcançar melhores resultados por meio das estratégias de CRO.
Fazer o cálculo da taxa de conversão é extremamente importante, uma vez que ela é um indicador chave para avaliar o desempenho de uma campanha de marketing digital ou de uma página.
Algumas das razões pelas quais é importante calcular a taxa de conversão são:
Uma "boa" taxa de conversão é relativa e depende de muitos fatores como: o tipo de produto ou serviço, o setor de mercado, seu público-alvo, entre outras variáveis.
Entretanto, nós vamos te dar algumas dicas de como avaliar se a taxa de conversão de sua empresa está boa ou não:
É importante conhecer a taxa de conversão média do seu setor em que seu produto ou serviço está inserido no mercado. Isso pode ser feito através de pesquisas online ou conversando com outros profissionais do seu setor.
Para avaliar sua taxa de conversão, você precisa ter objetivos realistas definidos. Esses objetivos devem ser baseados nas métricas de desempenho anteriores e nas metas que você deseja atingir.
Monitore constantemente sua taxa de conversão. Isso pode ser feito usando ferramentas analíticas, como o Google Analytics.
Acompanhe, também, o desempenho do seu site, página de destino, campanha de marketing ou outros indicadores que possam impactar sua taxa de conversão.
Realizar testes A/B pode te ajudar a otimizar suas páginas e campanhas de marketing. Testar diferentes variações de seus anúncios, página de destino e outros elementos podem ajudar a melhorar sua taxa de conversão.
Considere o ciclo de vendas do seu produto ou serviço. Algumas ofertas podem levar mais tempo para converter e outras menos. Isso significa que você deve considerar a jornada do cliente antes de definir sua taxa de conversão ideal.
Agora que você entendeu como funciona o CRO e qual a importância de investir nesta estratégia, chegou a hora de começar a fazer otimizações na prática.
Para isso, nós separamos três passos simples para te guiar nessa jornada. Você está pronto para colocar a mão na massa? Então vamos lá!
Como já mencionamos anteriormente, uma das formas mais tradicionais deavaliar o desempenho de alguma mudança implementada no seu website é por meio de testes A/B.
De forma simples, esse método consiste em observar o desempenho de duas variantes: URLs com a alteração de algum elemento na página e URLs sem alteração (grupo de controle).
Assim, será possível avaliar se a alteração surtiu um efeito positivo ou não na taxa de conversão do site. Esses testes tem duração de pelo menos uma semana e somente então, caso a mudança se mostre positiva, essa alteração é implementada de forma oficial em todo site.
A ideia é sebasear em dados para garantir um processo de tomada de decisão mais assertivo!
Às vezes, tudo o que falta para uma pessoa fechar a compra é conversar com alguém que lhe mostre os benefícios do produto, de maneira humanizada e personalizada.
Assim, garantir que canais de atendimento online como o WhatsApp, número de contato da loja e e-mail estejam a vista dos usuários é uma forma de passar confiabilidade e melhorar sua taxa de conversão.
Fique de olho nessa tendência: Uma estratégia sendo utilizada por vários websites é a adoção de chatbots como um canal de atendimento rápido e acessível aos usuários.
Sabe quando você está de olho em um produto e de repente começam a aparecer anúncios sobre ele enquanto você navega na web? Isso é remarketing!
Essa estratégia aposta nos dados coletados por meio de cookies dos sitespara oferecer ao usuário propagandas personalizadas, aumentando a chance de conversão de vendas.
Parece um truque de mágica, não é? Na verdade no marketing digital existem diversos “truques” quando o objetivo é vender mais e o uso de gatilhos mentais é um dos mais famosos.
Você ainda não usa essa estratégia? Não fique para trás e acompanhe o próximo tópico!
Você sabia que existe uma forma de tornar suas campanhas de marketing mais efetivas e fazer com que você alcance o resultado esperado?
Acredite, isto é possível! E nós, da Voitto, vamos te ajudar com isso!
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Grad. em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua voluntariamente como Assessora de Comunicação na Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO). Possui formação White Belt em Lean Seis Sigma, certificação de Copywriting e Produção de Conteúdo para Web. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
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